Caprichos de Inverno

3

Your day breaks, your mind aches e ela sai sob o frio da primeira semana de inverno. Essa estação de luxo, vinhos, lareiras e aconchego nas roupas mais elegantes.
Vai fazer massagem no corpo e nos cabelos. Deixar que lhe pintem as unhas de vermelho: as dos pés também porque ela só tem coragem pra isso, quando vai calçar botas, sapatos de salto e meias de nylon. Às vezes, ela se imagina diva. E é sempre no inverno. Nessa tarde de prazer ela priva o olhar da desolação, estreita-o, faz o menor traço de tristeza sumir: quem sabe?
And in her eyes you see nothing...
Ela se lembra dos Caprichos de Goya: 80 cismas, teimosias, birras, veleidades. Extravagâncias vindas da Espanha para encher de volúpia sua natureza habituada à graça dos contornos.
Atração pelo interior das bocas, o volume dos corpos, as formas das roupas que o jovem amigo desenha e traz junto com o documentário de Wim Wenders sobre Yohji Yamamoto.
O capricho Quien ès el más rendito mostra o homem e seu chavão lançado a esmo na tentativa da conquista leviana. Nadie si conoce? É o mundo transformado em baile de máscaras e Ni asi la distingue escancara a incapacidade masculina em ver a perfídia de algumas mulheres consideradas fiéis.
Sem esquecer da mais tragicômica e grotesca - Che se la llevaron ! - cujo comentário de Goya avisa: uma mulher que não sabe cuidar de si mesma será capturada, sem dificuldade, por um homem qualquer.
You want her, you need her
And yet you don't believe her.

Fundação Padre Anchieta Creative Commons blaz