TENRIKYO - UMA DOUTRINA JAPONESA CUJA ALEGRIA É SEMEADA

2

No século 19 em meio a uma grande mudança comportamental no Japão, surge em uma família um manifesto iluminado de uma jovem filha de lavradores que invocada por sua fé e amor, decide sair pelas ruas e pregar até o fim de seus dias diversos valores para que as pessoas podussem sentir a alegria e reconhecer a sabedoria e amor de DEUS.
ESta é a histório de Miki Nakayama, cujo nome de honra passou a ser após sua morte de Oyassama. Segundo suas orientações, os ensinamentos de Miki Nakayama - Oyassama, são oferecidos ao mundo através da comunidade intitulada Tenrikyo cujo templo aqui no Brasil se encontra na cidade de Bauru no interior do estado de São Paulo.
O lugar é muito lindo e com diversos instrumentos e decoração muito focada na magia da natureza e da arte oriental.
Existe na internet algumas informações sobre esta linda doutrina que coloco a disposição abaixo:

Oyassama
É nome pelo qual é conhecida a senhora Miki, que era até os 41 anos de idade simples dona de casa dos Nakayama, afortunada família de lavradores da Aldeia de Shoyashiki – atual Distrito de Mishima, em Tenri.
Em outubro de 1838, houve a revelação divina: "Eu sou o Deus original, o Deus verdadeiro. Nesta casa há uma predestinação. Desta vez, revelei-me neste mundo para salvar toda a humanidade. Desejo ter Miki como meu Sacrário." Os familiares decidiram concordar e ela se tornou Sacrário de Deus-Parens, que significa pessoa identificada ao espírito divino, o desejo de salvar o mundo inteiro.
Então, caindo ao fundo das privações conforme a vontade divina, começou o caminho da salvação. Incompreendida pelos circunstantes, não houve quem dispusesse a ouvi-la por cerca de 20 anos.
Aparecendo pouco a pouco, foi aumentando quem procurasse sua maravilhosa salvação, e a visitasse como uma Deusa-viva.
Ela transmitiu a existência e a intenção de Deus-Parens e mostrou o caminho da salvação. É o caminho da dedicação sincera à salvação, e o seu principal meio é o Serviço, Tsutome, e a Concessão, Sazuke.
Elaborou os Hinos do Serviço de Kagura, Mikagura-Uta, e compôs sua música e sua dança. Também deixou escrito a vontade divina fundamental na obra conhecida como Ofudessaki, Escritura Divina, de 1711 versos.
Em 1875, determinou a Jiba, mostrando o local da concepção do homem, e incentivou a execução do Serviço o mais cedo possível. Porém, seu ensinamento de que todas as pessoas do mundo são irmãos discordava com a ideologia política japonesa da época. As intervenções se fizeram severas à proporção que o caminho crescia. Ela sofreu muitas prisões e detenções.
Finalmente, ante o impasse de não poder executar o Serviço e não poder abrir o caminho da salvação universal se não o executasse, deixou de existir fisicamente em 26 de janeiro no calendário lunar de 1887. Isso se deveu ao seu amor parental e ao apressamento da maturação espiritual dos filhos, seres humanos.
Os cinqüenta anos que passou, da revelação divina a essa data, é a vida-modelo para aqueles que promovem a salvação dos próximos. Daí o dizer que ela é o Parens da vida-modelo.
Embora não possamos ver a sua imagem, ela continua na residência original trabalhando tal como em vida pela salvação da humanidade. Eis um ponto importante desta fé, conhecido como a razão da vivência de Oyassama.
Do ponto de vista da construção do mundo pleno de alegria, Deus-Parens, Oyassama e Jiba é uma só razão.
Rememorando-a, vieram tendo lugar as festas decenárias, cujo valor é mostrar o grau crescente da maturidade de todos que se dispõem dedicar-se à salvação dos próximos e promover a salvação mútua entre os homens para contentá-la.

Esta conversa é uma homenagem a minha amiga Ikuo que esteve aqui no BRasil para praticar a lingua portuguesa econhecer nossos costumes.
Ikuo, tenta-nos escrever o que puder em nosso idioma, caso seja dificil, coloca em japones mesmo. rrsrs.
espero que estaja muito bem em seu país e que retorne em breve.

GRande abraço com muito carinho e atenção.

Arigatô

Guilherme MOraes dos Santos

Fundação Padre Anchieta Creative Commons blaz